Para dar prosseguimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Espírito Santo já tem uma versão preliminar do diagnóstico, aberta para consulta pública até o dia 30 de março. A implementação do instrumento possibilita o planejamento das ações de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Estado para os próximos 20 anos.
Por meio da consulta pública, a sociedade civil poderá encaminhar sugestões e críticas, além de tirar dúvidas. O objetivo é enriquecer e dar transparência ao processo de finalização desse importante instrumento de política pública.
O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS-ES) é um instrumento exigido pela Lei Federal n.º 12.305/2010 (regulamentada pelo Decreto Federal n.º 7.404/2010) e Lei Estadual n.º 9.264/2009 que instituíram as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.
Cada tipologia de resíduos sólidos recebeu um diagnóstico de acordo com a origem, seguindo as tipologias definidas pela Política Estadual de Resíduos Sólidos compatibilizadas com as tipologias estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para a construção do diagnóstico, foram utilizadas informações desde a geração de resíduos incluindo estimativas dos volumes gerados, formas de armazenamento utilizadas (interno e/ou externo), tecnologias de tratamento (interno e/ou externo), destinações diversas (como reciclagem) e disposição final empregadas por tipologia de resíduos sólidos.
Para acessar a Versão Preliminar do Diagnóstico sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos no Espírito Santo clique aqui.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Flávia Fernandes / Paulo Sena
Tel.: (27) 3636-2592 e (27) 99977-1012
E-mail: meioambiente.es@gmail.com