Governo do Estado do Espírito Santo
03/04/2025 13h03

Conheça o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

Localizado na região do Caparaó e sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF) é uma área de 162,5 hectares que protege nascentes e remanescentes florestais de parte da bacia hidrográfica do rio Braço Norte Direito. Criado em 1984 e com a área ampliada em 2009, o Parque abriga a maior cachoeira do Espírito Santo, com 144 metros de altura, além de trilhas ecológicas e uma rica biodiversidade.

O principal destaque é a Cachoeira da Fumaça, que dá nome ao parque, uma queda d’água perene que forma uma névoa ao se chocar com as rochas, criando o chamado “banho de neblina” ou “nuvem de fumaça”. Com relevo acidentado e clima com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, a precipitação média anual está entre 1.400 milímetro (mm) e 1.500mm, com os períodos secos e úmidos bem distintos ao longo do ano, sendo os meses de Verão o período de maior acumulação.

Para os visitantes que gostam de caminhadas, o Parque oferece diferentes trilhas. O circuito de trilhas da cachoeira é formado por um conjunto de trilhas circulares curtas, com percurso de 580 metros (m), que permite diferentes acessos ao rio, em meio a um jardim irrigado. Já o circuito de trilhas do Córrego Graminha tem um percurso de 870 m, passando por um afluente do Rio Braço Norte. Para quem prefere trilhas menores, há a trilha das Abelhas Nativas, que consiste em um caminho curto de 31 m, utilizado para atividades educativas sobre a fauna local. Há também um mirante na ES-484, próximo ao portal de entrada, que proporciona uma vista panorâmica da cachoeira e da vegetação ao redor.

O Parque abriga mais de 222 espécies de angiosperma, das quais 80,18% são de espécies nativas da Mata Atlântica, como bromélias, jacarandás e helicônias. Além de uma fauna diversa, em que são conhecidas 30 espécies de mamíferos não voadores, que inclui jaguatiricas, pacas, tatus, lontras e cachorros-do-mato.

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está aberto todos os dias, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Não é necessário agendamento, exceto para grupos organizados que desejam palestras ou condução nas trilhas, o agendamento pode ser feito pelo e-mail pecf@iema.es.gov.br. Não é permitido o uso de churrasqueiras, bem como o acesso de animais domésticos. Para voos de drone, é necessária autorização prévia do Iema (iema.es.gov.br/autorizacao-drone-ucs).

Texto: Ana Clara Gonçalves 

Serviço: 

Parque Cachoeira da Fumaça

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 17h

Agendamento para visitação: não é necessário.

Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard