20/07/2021 15h35 - Atualizado em 20/07/2021 15h39

Conexão com natureza marca atividades do Festival Um Dia no Parque

Foto: Divulgação/Iema
Crianças vivenciando um dia como guarda-mirim florestal no Parque da Pedra Azul

O Festival Um Dia no Parque movimentou, nos últimos dias, o Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, e o Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) –  esse último abrange os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui. Visitantes e moradores participaram, de forma presencial e virtual, de atividades que promoveram a conexão com a natureza e valorizaram as Unidades de Conservação (UC).

No Parque Estadual da Pedra Azul, a programação presencial foi realizada no último domingo (18). Os visitantes puderam participar de trilhas guiadas e da observação de aves, atividades que fizeram sucesso entre os participantes. “Realizada em parceria com a Associação de Observadores de Pássaros de Domingos Martins, a atividade proporcionou conhecimento e encantou os turistas, que tiveram a chance de contemplar as aves”, contou a servidora do parque, Tamires Mutz.

Além disso, o Pepaz realizou ainda atividades de educação ambiental e proporcionou às crianças a chance de ser guarda-mirim florestal. “As crianças fizeram a trilha observando os detalhes, recolhendo lixo e aprendendo sobre a natureza. Ao final, apresentaram suas percepções sobre as Cores das Trilhas, mostrando diferentes tipos de folhas que encontraram no percurso”, explicou Tamires Mutz.

O evento ainda contou com o apoio de ex-voluntários do Parque da Pedra Azul, que ajudaram na condução dos visitantes e nas explicações. A programação foi encerrada com uma live, que ocorreu nessa segunda-feira (19), com a participação de ex-voluntários de Unidades de Conservação contando suas experiências. “Foi tudo muito positivo e valeu à pena. Estamos ansiosos para o próximo Um Dia no Parque”, disse a servidora.

No Monumento Natural Estadual Serra das Torres, as atividades do festival envolveram, principalmente, a comunidade que vive no entorno da UC. Na última sexta-feira (16), no município de Atílio Vivácqua, as famílias da região receberam mudas de Ipê e foram sensibilizadas sobre a importância da preservação local.

Já no domingo (18), foram realizadas caminhadas ecológicas em Muqui e Mimoso do Sul, também com moradores da região do Monast. “Todas as ações foram ótimas, muito bem recebidas pelas pessoas”, destacou a servidora do Iema, Janine Marta Scandiani.

O Festival Um Dia no Parque é uma mobilização nacional, que tem como objetivo promover e valorizar as unidades de conservação (UCs) brasileiras. O evento, realizado pela Rede Pró UC, envolve ações em UCs em todo o País, discutindo temas, como turismo, voluntariado, infância, clima, economia e fotografia. A ideia é levar pessoas às unidades e mostrar a elas o quanto estão ligadas à natureza e o quanto são beneficiadas por ela.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni