Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2018 15h46 - Atualizado em 25/05/2018 14h29

Comunidades pesqueiras recebem equipamento no norte do Estado

As comunidades pesqueiras de Barra Seca, em Linhares e Barra Nova, em São Mateus receberam, por meio de uma compensação ambiental da Petrobrás, um equipamento conhecido como dragobomba ou draga de sucção. O instrumento é utilizado para obras de desassoreamento, ou seja, remoção de material sedimentoso visando melhorar o escoamento dos rios das regiões.

Em 2013, os servidores do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Fernando Corleto, Ubiratan de Freitas e Pablo Prata escreveram uma instrução normativa contendo critérios técnicos para a realização de dragagens de pequeno volume no Espírito Santo. O servidor Pablo Prata esteve presente nas entregas dos equipamentos para apresentar aos pescadores à normativa e instrui-los sobre como realizar a obstrução dos canais.

De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro e territorial do Iema, Pablo Prata, a entrega do equipamento é de grande importância para as comunidades pesqueiras. “Para os pescadores o recebimento da dragobomba é um sonho que virou realidade. Ela é um equipamento específico para realização de dragagens e vai facilitar a locomoção do pescador e independente da condição de tempo ele vai poder deslocar-se”, explicou.

Além do equipamento, os pescadores também receberão capacitação para operar o material. Não obstante, está em desenvolvimento uma cartilha com o conteúdo da instrução normativa, com o objetivo de apresentar as questões de forma mais dinâmica a esses trabalhadores.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard