26/09/2017 16h36 - Atualizado em 26/09/2017 16h39

Cinco toneladas de lixo são retiradas em mutirão de limpeza no Parque Estadual Mata das Flores

Foto: Divulgação
Mutirão foi realizado pelo Parque Mata das Flores e pela Secretaria de Serviços Urbanos de Castelo

Em comemoração ao Dia da Árvore foi promovido um mutirão de limpeza no Parque Estadual Mata das Flores, em Castelo. Cinco toneladas de lixo e entulho foram retirados da unidade de conservação pelos funcionários do parque e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Itens como móveis quebrados, pneus, restos de obras, peças de veículos e até lixo doméstico foram recolhidos do parque. “A presença de lixo nas unidades de conservação, além de causar poluição visual e mau cheiro, poluem os recursos hídricos, o solo e colocam os animais em risco, já que eles podem se ferir em materiais cortantes ou mesmo ingerir os materiais descartados de forma indevida na natureza”, alertou a técnica em desenvolvimento ambiental Janine Marta Scandiani, gestora do parque Mata das Flores.

A ação foi uma iniciativa do Parque Estadual Mata das Flores, gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Castelo.

Texto: Izadora Roriz

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos