18/09/2017 17h20 - Atualizado em 25/09/2017 14h51

Ciclistas participam de circuito na região de Serra das Torres

Um grupo de 16 ciclistas se reuniu na região do Monumento Natural Serra das Torres (Mona) para participar da construção coletiva de um circuito de ecocicloturismo. Esta primeira etapa de construção foi orientada pelo biólogo, fotógrafo e educador ambiental Lauro Narciso, no âmbito do Projeto Borboletras, que é realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O grupo saiu, no último sábado (16), de Atílio Vivácqua em direção a Fortaleza, em Muqui, concluindo o primeiro trajeto do circuito.

No caminho os ciclistas fizeram paradas para o trabalho de interpretação ambiental, através de registros fotográficos e trocas de informações sobre os atrativos e belezas naturais da região. O grupo aprovou a proposta e ao final discutiu possibilidades de divulgação e implantação do circuito.

O trabalho terá continuidade com a realização dos outros trechos até a conclusão do circuito ao longo dos três municípios, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, completando a volta ao Monumento Natural Serra das Torres. Em outubro será realizado o próximo trecho, do centro de Muqui a Fortaleza.

A primeira etapa de construção contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Atílio Vivácqua e participação do secretário municipal de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua, Márcio Menon, da secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Atílio Vivácqua, Joelma Fonseca, e do secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Muqui, Alciney Louvem de Souza.

Texto: Izadora Roriz

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos