Governo do Estado do Espírito Santo
20/06/2019 14h20

Caminhantes dos Passos de Anchieta passarão pelo Parque Estadual Paulo César Vinha nesta sexta (21)

Foto: Paulo Sena/Seama

O Parque Estadual Paulo César Vinha servirá de cenário para a caminhada cristã “Os Passos de Anchieta”, que relembra a trilha percorrida pelo padre jesuíta São José de Anchieta em seus últimos anos de vida. Os participantes vão passar pela unidade nesta sexta-feira (21) por volta das 9h. Segundo os organizadores, o trecho do Parque é muito procurado e pessoas se programam para percorrê-lo com predileção.

Em parceria com a Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) e o 16º Grupo Escoteiro Barão de Teffé, de Vila Velha, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai apoiar o evento com recepção, orientação, apoio e monitoramento para que a vegetação de restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha não seja pisoteada. A orientação é que os caminhantes sigam pelas trilhas demarcadas ou pela beira do mar.

Pontos de apoio

Os grupos de apoio dos escoteiros ficarão estrategicamente colocados na Praia da Sereia, na trilha da restinga do Parque, próximo à Lagoa de Caraís e também na região de Setibão, onde termina a área do Parque Paulo César Vinha.

“O evento é uma tradição do Espírito Santo e o Parque é um local de passagem. Todo ano temos o cuidado de orientar os participantes na passagem pelas praias do Parque. Este ano fizemos a parceria com o Grupo Escoteiro Barão de Teffé, que irá orientar os caminhantes quanto ao não pisoteio da vegetação de restinga, utilizando as trilhas já existentes ou passando bem rente ao mar e também quanto à correta destinação dos resíduos”, informa a gestora do Parque Estadual Paulo César Vinha, Joseany Trarbach, que irá coordenar o grupo de 10 jovens escoteiros.

Em sua opinião, a passagem pelo Parque irá possibilitar aos caminhantes o conhecimento das praias do Parque, que são: Praia de Setiba, Caraís, Setibão, Lagoa de Caraís e Setiba Pina.

Quanto às belezas naturais, o Parque Paulo César Vinha possui 10 fitofisionomias de restinga, que são as diferentes formações da vegetação. Em ordem, a partir do mar, são: halofila-psamofila, pós-praia, palmae, mata seca, mata de mirtacea, floresta periodicamente inundada, floresta permanente inundada, brejo herbáceo, formação aberta de clusia e formação aberta de ericácea.

O Parque fica aberto todos os dias, sempre das 8h às 17h e tem à disposição cadeiras de rodas adaptada para que portadores de deficiência tenham acesso à trilha da restinga até a praia, mas sem a realização do banho de mar. Informações podem ser obtidas no telefone (27) 3636-2522 ou pepcv@iema.es.gov.br.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Iema/Seama

Flávia Fernandes / Paulo Sena

(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012

meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard