Governo do Estado do Espírito Santo
15/02/2017 16h25 - Atualizado em 15/02/2017 16h31

Cachoeira da Fumaça recupera suas trilhas

Foto: Cacá Lima

Enquanto permanece fechado à visitação, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado no Distrito de Araraí, no município de Alegre, Sul do Espírito Santo, vem realizando melhorias nos atrativos existentes. Algumas trilhas receberam manutenções preventivas, como o Programa Trilha Cidadã. Foram inseridos, por exemplo, corrimões com o objetivo de facilitar o apoio às pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida. As intervenções foram realizadas nas trilhas Beira-Rio e das Pedras.

O parque é administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Durante o período das cheias, em  novembro/dezembro de 2016, a Trilha das Pedras sofreu erosão devido à força da água no local. As pedras que formavam a trilha foram arrancadas. Agora, foi realizada a realocação das pedras em seu local de origem.

Também a Trilha das Abelhas recebeu nova sinalização interpretativa. Foram produzidos dois banners com informações, ressaltando as características das colmeias de abelhas nativas presentes no PECF. Também há uma explicação sobre a diferença entre as abelhas nativas e as exóticas.

Fechamento

O Iema e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  fecharam, temporariamente, quatro parques estaduais – além do Cachoeira da Fumaça, o Pedra Azul, em Domingos Martins; e o Forno Grande e o Mata das Flores, em Castelo.

A intenção é preservar os visitantes e funcionários do contato com o vírus da febre amarela, bem como proteger a fauna local de uma possível contaminação por alguém que possa estar com a doença.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Seama/Iema 
27-3636 2591 / 9 9977-1012 
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi
99951-3825

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard