08/12/2023 15h46

Biblioteca Itinerante do Parque Estadual Paulo César Vinha beneficia cerca de 150 crianças em 2023

Neste ano de 2023, cerca de 150 crianças foram beneficiadas com as ações do Projeto Biblioteca Itinerante, realizadas pelo Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari. O projeto é promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com os objetivos de incentivar a leitura e divulgar informação ambiental, especialmente de conhecimentos voltados à preservação das Unidades de Conservação (UCs) e seus entornos.

As três instituições contempladas com a Biblioteca Itinerante do PEPCV em 2023 foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEIEF) Tânia Ahouagi Amaral e a Eugênio Deoclécio Borges; a Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Cleria Belo Lira, todas localizadas no município de Guarapari.

O baú do projeto ficou cerca de 40 dias em cada escola e, durante esse período, foram realizadas diversas dinâmicas ambientais, lúdicas, além do acesso aos 144 livros que fazem parte do acervo do parque. Todos os alunos receberam um diário de leitura e adesivos para registrarem os livros lidos, além de terem participado de atividades práticas de plantio de mudas.

Ao final do projeto proposto em cada escola, o encerramento era marcado com miniteatros de fantoches, apresentações musicais, paródias, poemas, confecções de maquetes de flora e cartazes de fauna.

“Trabalhar com a Biblioteca Itinerante é muito prazeroso. Para além do conhecimento proporcionado pelos livros e materiais que acompanham a biblioteca, percebemos pelos depoimentos espontâneos das crianças e professores que o objetivo foi alcançado. Estreitar relações com a comunidade escolar próxima ao parque é muito gratificante. Como, por exemplo, ouvir dos alunos ‘tia, eu não gostei, eu amei a biblioteca itinerante’”, disse a servidora do PEPCV, Juliana Salgueiro.

O Parque Estadual Paulo César Vinha conta com um acervo que aborda uma variedade de temas, como meio ambiente, sustentabilidade, fauna, flora e literatura infantil. Fantoches, DVDs, jogos ecológicos, diário de leitura, adesivos e figurinhas são os materiais lúdicos-didáticos que também compõem o projeto.

Texto: Elisangela Alves

Assessoria de Comunicação do Iema