Governo do Estado do Espírito Santo
14/01/2019 14h13

Biblioteca do Iema é reaberta para atendimento ao público

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) reabriu no início de janeiro o Centro de Documentação e Informação (Cidoc), localizado no térreo do prédio 2 do Instituto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, disponibilizando atendimento ao público interno e externo.

Trata-se de uma biblioteca que conta com acervo especializado na área ambiental, composto por livros, folhetos, teses, revistas, Relatórios de Impactos Ambientais (Rimas), folders, cartilhas, materiais multimídia, obras de referência, como: dicionários, catálogos, atlas etc.

Visando incentivar a leitura e oferecer opções de entretenimento, disponibiliza ainda acesso a algumas obras de interesse do público geral (literatura, autoajuda, espiritualidade etc.), filmes variados (nacionais, internacionais, infanto-juvenis etc.), revistas e jornais diários.

O acesso ao acervo é permitido de forma livre, porém o público externo não pode realizar empréstimos, sendo possível somente consultar os materiais físicos na dependência da biblioteca e acessar livremente os materiais digitais. Para fins de controle e de estatística, é necessário o registro de presença no balcão de entrada sempre que visitar o espaço.

Para a funcionária da biblioteca, Tatiana dos Reis Lemos da Silva, a valorização do local é de extrema importância. “A biblioteca do Iema é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e projetos. É um espaço de troca de conhecimento e abriga inúmeras obras importantes”, afirmou.

O Cidoc/Iema oferece um terminal web, que pode ser acessado pelo site http://servicos/biblioteca/, onde é possível verificar as obras que compõe o acervo físico e digital e, no caso de materiais com conteúdo digital, esses poderão ser acessados a distância, sendo possível realizar o download dos referidos arquivos.

O atendimento ao público pode ser realizado ainda via e-mail biblioteca-iema@iema.es.gov.br e telefones (27) 3636-2551 / 3636-2616.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard