O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com o objetivo de incentivar a prática de trilhas no Espírito Santo e promover a integração entre saúde e meio ambiente, apoiou uma ação de escalada na Área de Proteção Ambiental Pedra do Elefante (Apape). Realizada no domingo (16), a iniciativa foi organizada pela academia Rede Movimentação e reuniu cerca de 60 pessoas.
Com 604 metros de altitude, a Pedra do Elefante é o principal símbolo do município de Nova Venécia e oferece uma vista panorâmica da cidade e dos demais afloramentos rochosos da região. O local é tombado como patrimônio natural do Estado pelo Conselho Estadual de Cultura e está sob gestão do Iema. Como parte das comemorações pelos 15 anos da academia, os professores Marcos Fábio, Vitor Alcantra e Eberton Galvão mobilizaram os alunos para o desafio de subida na pedra.
Segundo o gestor da Apape, Thales Lacerda, o evento proporcionou uma experiência inédita para muitos participantes e faz parte dos esforços para estimular o ecoturismo e uso sustentável das unidades de conservação. “A maioria do grupo nunca havia se desafiado a subir a Pedra. Foi uma oportunidade para incentivar a conexão com a natureza e estimular hábitos saudáveis”, destacou Lacerda.
Serviço:
Funcionamento de segunda a sexta de 08h às 17h
Telefone: 27 99524-7687
Endereço: Fazenda Santa Rita, APA Pedra do Elefante - Córrego Boa Esperança, Área Rural (Junto ao Grupo de Bordados de Dona Fitinha), em Nova Venécia.
Não é permitida a prática de motociclismo nas trilhas do interior da APA
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES