23/02/2024 15h12 - Atualizado em 23/02/2024 15h17

Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy elege Conselho Consultivo

Foto: Divulgação/Iema

A Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Guanandy, localizada em Itapemirim, elegeu, nesta semana, seu Conselho Consultivo. A plenária elegeu os representantes da sociedade civil que farão parte do conselho nos próximos dois anos. Com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, o Conselho é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação (UC) e a sociedade.

“A eleição contou com a presença de vários atores locais, interessados em participar do Conselho da UC, que é um importante fórum de discussão, negociação e gestão da UC e na sua relação com a sociedade e comunidades do entorno”, destacou o gestor da APA, Flávio Guerra.

Para as duas vagas destinadas às Associações de Moradores do entorno da Lagoa de Guanandy foram eleitas a Associação de Moradores da Localidade do Gomes (AMALOG) e a Associação dos Amigos da Lagoa Guanandy (ALGA). Para a vaga destinada às Associações de Moradores de Itaoca/Itaipava, foram indicados dois moradores dessa localidade, uma vez que não tem uma associação de moradores legalmente constituída.

Para a vaga destinada às Associações de Moradores de Piúma, foi eleito o Centro Comunitário Monte Aghá. Para a vaga destinada às Associações de Moradores de Marataízes, foi eleita a Associação de Pescadores do Pontal, considerando que essa localidade não tem uma associação de moradores legalmente constituída e que a associação de pescadores está inserida na comunidade e representa seus moradores.

Para a vaga destinada ao Setor Empresarial, foram eleitas as empresas E.C.Smider Comércio e Transporte Ltda. e Itaipava Holding Empreendimentos Ltda.

Considerando a paridade de representação entre sociedade civil organizada e órgãos públicos, completam o Conselho o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SEMOU) de Itapemirim, e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Piúma, Itapemirim e Marataízes. Somados aos representantes da sociedade civil, totalizam os 12 assentos do Conselho Consultivo da APA.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema