21/11/2022 14h23 - Atualizado em 22/11/2022 09h46

APA Goiapaba-Açu e ARIE Morro da Vargem realizam eleições dos conselhos consultivos

Foto: Divulgação

A Área de Proteção Ambiental (APA) Goiapaba-Açu e a Área de Relevante Interesse Ecológico Morro da Vargem (ARIEMV) realizaram, nesta semana, a eleição de seus respectivos conselhos consultivos. As plenárias elegeram os representantes da sociedade civil que farão parte dos conselhos nos próximos dois anos. Com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, o Conselho é o principal instrumento de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a sociedade.

As reuniões, realizadas na semana passada, contaram com a participação de representantes das comunidades e instituições do entorno das Unidades de Conservação.

“Os conselhos permitem que possamos dialogar com os representantes da sociedade civil, contribuindo na gestão compartilhada das Unidades”, destaca Fabiano Novelli, coordenador de Gestão das Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A APA Goiapaba-Açu é uma unidade de conservação que fica entre os municípios de Fundão e Santa Teresa e tem 3,740 hectares de área. A APA abrange o Parque Natural Municipal de Goiapaba-Açú, que conta com trilhas e mirante. Há registro de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção (Campephilus robustus e Procnias nudicollis).

Já a Área de Relevante Interesse Ecológico Morro da Vargem tem 573 hectares e fica localizada no município de Ibiraçu. O objetivo dessa unidade é manter os ecossistemas naturais de importância regional e regular o uso dessas áreas.  Além do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, abriga outras 18 propriedades particulares. A categoria de manejo foi escolhida devido às variedades de espécies de flora e a ocorrência de duas espécies endêmicas de orquídeas ameaçadas de extinção: Bulbophyllum gomesii e Bulbophyllum arianeae.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema