Governo do Estado do Espírito Santo
29/10/2025 14h20

Vai visitar um Parque Estadual? Veja o que pode e o que não pode fazer por lá

Os Parques Estaduais são o destino ideal para quem busca contato com a natureza, seja para fazer uma trilha, tomar um banho de cachoeira ou apenas curtir um piquenique ao ar livre. Repletos de beleza natural e tranquilidade, esses espaços também desempenham um papel fundamental na preservação ambiental. No Espírito Santo, cinco unidades administradas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) são abertas para visitação: os parques Cachoeira da Fumaça, Forno Grande, Pedra Azul, Itaúnas e Paulo César Vinha.

Por serem áreas de proteção ambiental, a visitação é bem-vinda, mas é preciso seguir algumas regras importantes para garantir a conservação dos ecossistemas. Antes de planejar sua visita, é essencial saber o que é permitido e o que não pode ser feito nesses espaços.

O que pode?

Durante o passeio, é permitido realizar atividades como caminhadas, trilhas, contemplação da paisagem, piqueniques e práticas esportivas leves. Em alguns parques é possível fazer atividades de ecoturismo, como escaladas, ciclismo e caiaque, desde que acompanhadas de um condutor especializado, que deve ser previamente contratado e agendado pelo visitante.

Algumas atividades precisam ser previamente autorizadas pelo Iema. Entre elas, estão pesquisas científicas, o uso de drones e gravações de cunho jornalístico ou publicitário. Para ações de voluntariado voltadas para o monitoramento ambiental, também é preciso permissão do Iema. Cães-guia são bem-vindos, mas devidamente identificados. O consumo de bebidas alcoólicas só é permitido em áreas específicas e autorizadas.

O que não pode?

Por outro lado, algumas atitudes são proibidas e podem gerar advertências, multas ou até mesmo a proibição de retorno ao parque. Não é permitido remover plantas, animais, fósseis ou minerais, nem danificar paisagens, estruturas naturais ou culturais.

Também é proibido descartar lixo de forma irregular, usar produtos químicos em rios ou lagos, e queimar qualquer tipo de resíduo. A fauna local deve ser respeitada: é proibido alimentar, perseguir, ferir ou introduzir animais nos parques, inclusive não são permitidos animais domésticos, com exceção dos cães-guia.

O uso de fogueiras, churrasqueiras e o consumo de substâncias ilícitas também são vetados, assim como o porte de armas, armadilhas e a utilização de som alto ou fogos de artifício. Dirigir ou circular em áreas interditadas também não é permitido.

Todas essas regras existem para que os Parques Estaduais continuem sendo espaços de lazer, aprendizado e equilíbrio ambiental.

 

Serviços

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça:

Administrativo: De segunda a sexta de 08h às 17h.

Telefones:+55 28 99884-1890 (Ligações e WhatsApp)

E-mail: pecf@iema.es.gov.br

Endereço: ES-387 - Cachoeira da Fumaça, Distrito de Araraí, Alegre/ES. CEP: 29.535-000

 

Parque Estadual Pedra Azul:

Administrativo: De segunda à sexta, das 08h às 17 horas.

Telefones: (27) 99846 3489 (WhatsApp)

E-mail: pepaz@iema.es.gov.br

Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP:29278-000

 

Parque Estadual Forno Grande:

Administrativo: De segunda a sexta das 08h às 17h

E-mail: pefg@iema.es.gov.br

Endereço: Estrada Rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo-ES

 

Parque Estadual Paulo César Vinha:

Administrativo: De segunda a sexta das 08h às 17h

Telefones: (27) 3636-2522

E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Endereço: Rodovia ES-060 - Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360

 

Parque Estadual de Itaúnas:

Administrativo: De segunda a sexta das 08h às 17h

Telefones: (27) 3762 5196/ 99727 6295

E-mail: pei@iema.es.gov.br

Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000

 

Texto: Maju Carvalho

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard