Governo do Estado do Espírito Santo
02/01/2017 17h11 - Atualizado em 06/01/2017 11h26

Trilhas e piscinas são reabertas ao público no Parque Estadual Pedra Azul

Foto: Cacá Lima
Piscinas Pedra Azul

Uma ótima notícia para os amantes da natureza e que buscam outras opções, além das praias, durante a estação mais quente do ano: as trilhas e piscinas do Parque Estadual Pedra Azul estarão disponíveis para o público a partir desta terça-feira (03). O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

O acesso ao Parque Pedra Azul é gratuito. As trilhas do circuito 1, conjunto de trilhas da base, não necessitam de acompanhamento, pois podem ser feitas de forma autoguiadas. Já as trilhas do circuito 2, trilhas das piscinas naturais, devem ser acompanhadas por funcionários do parque ou condutor ambiental autorizado e credenciado. Sendo ainda recomendável que o visitante ligue antes para agendar a disponibilidade para o trajeto. São oferecidas 50 vagas por dia para a visitação das piscinas e 100 para passeio nas trilhas autoguiadas.

O parque havia fechado seus portões, em 29 de agosto do ano passado, por conta da crise hídrica. Havia a preocupação, ainda, com os focos de incêndio no parque, devido ao período de seca. Ele voltou a ser reaberto parcialmente – ainda sem o acesso às trilhas e às piscinas – no dia 18 de novembro do ano passado. Depois de realizadas as intervenções de recuperação das trilhas e outras medidas, todos os atrativos estarão disponíveis.

O parque

O Parque Estadual Pedra Azul é um dos locais mais visitados do Espírito Santo. A média é de 1.200 visitantes por mês.

A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto.

O parque possui uma trilha autoguiada na base da Pedra Azul, uma trilha que dá acesso às piscinas naturais e uma trilha para escalada.

É recomendável que o visitante ligue antes para o parque, para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação tendo em vista que se trata de terreno acidentado.

Serviço

Parque Estadual Pedra Azul

Dias: de terça-feira a domingo
Horário: das 8h às 17h

Telefone: (27) 3248-1156
Localização: Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo

Observação: Para a via de escalada o horário máximo de chegada ao parque é às 9 horas. Para a trilha que dá acesso a piscina o horário máximo de chegada ao parque é às 13h30 e para fazer as trilhas da base o horário máximo de início é às 14 horas.

Para agendar visitas acesse: https://iema.es.gov.br/visitacao-pepaz ou entre em contato com a sede do parque por meio do telefone:l.:27 3248 1156 ou por meio dos  e-mails: pepaz.iema@gmail.com ou pepaz@iema.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema 
(27) 3636 2591 / (27) 99977-1012 
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard