23/11/2017 17h11 - Atualizado em 24/11/2017 08h29

Solenidade marca posse dos conselheiros do Monumento Natural Serra das Torres

Tomou posse nessa quarta-feira (22), o primeiro Conselho Gestor do Monumento Natural Serra das Torres, que fica nos municípios de Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Muqui, reuniu os 44 conselheiros nomeados que receberam o certificado e assinaram o termo de posse.

A gestora do Monumento Natural Serra das Torres, Gerusa Bueno, comentou sobre o evento. “Tivemos uma boa receptividade das instituições e conseguimos alcançar um ótimo resultado em termos de representatividade da sociedade que ocupará este importante espaço de participação na gestão do Mona Serra das Torres”, afirmou Gerusa.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach, o conselho será fundamental para fortalecer a gestão da unidade de conservação. “Além do fortalecimento da gestão o conselho vai contribuir com a elaboração do Plano de Manejo que deverá ser iniciado a partir do próximo ano”, contou Josi.

Participaram do evento os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o prefeito de Muqui, Carlos Renato Prucóli, que falou sobre a importância da unidade de conservação. A próxima reunião do Conselho foi agendada para o dia 12 de dezembro no auditório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em Mimoso do Sul. Na reunião será elaborado o regimento interno da unidade de conservação.

Conselho
O conselho gestor é um instrumento de gestão participativa, já previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que tem a função de integrar a população garantindo sua participação nas ações realizadas no entorno das Unidades de Conservação.

Todas as entidades, associações ou representantes que participam do conselho gestor tem atuação na área de abrangência do Monumento Natural Serra das Torres ou em seu entorno.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Mariana Bolsoni