Governo do Estado do Espírito Santo
14/06/2024 15h01

Servidores do Iema são treinados para uso de módulo de acompanhamento de condicionantes do sistema de licenciamento ambiental

O Iema Digital, o sistema de licenciamento ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em breve contará com um módulo de acompanhamento das condicionantes ambientais. Por isso, o órgão realizou, ao longo desta semana, treinamentos com os analistas técnicos, assessores, coordenadores e gerentes.

 

Os servidores do Iema puderam conhecer na prática o novo módulo do sistema e tirar dúvidas sobre seu funcionamento. “Essa ferramenta irá permitir o atendimento das condicionantes pelos empreendedores para o monitoramento dos possíveis impactos ambientais das atividades licenciadas pelo órgão”, explicou a servidora do Iema, Júlia Queiroz.

 

O Iema Digital já é utilizado para requerimentos de licenciamento ordinário, dispensa de licenciamento ambiental e de licenciamento simplificado. O sistema é uma ferramenta para agilizar o trabalho dos servidores e melhorar o serviço prestado para a sociedade, trazendo mais eficiência e transparência ao processo de licenciamento ambiental.

 

Com o Iema Digital, os cidadãos e as empresas fazem o requerimento diretamente pelo sistema, que disponibiliza também o protocolo inteligente, possibilitando a avaliação dos documentos do requerimento de forma digital. Além disso, a análise técnica, aprovação e a emissão de licenças também é feita de forma eletrônica. A comunicação entre o cidadão e as empresas é realizada digitalmente via sistema e correio eletrônico. 

 

Entre os benefícios do sistema estão a padronização dos documentos e das informações do processo de licenciamento; e a disponibilização de informações completas sobre esses processos de licenciamento e o seu acompanhamento de forma virtual.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard