Para melhor atender aos procedimentos do manejo da fauna dos meliponários de abelhas nativas sem ferrão no Estado do Espírito Santo, servidores da equipe da Coordenação de Fauna do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram de uma capacitação sobre meliponicultura. O curso, realizado na última semana, foi ministrado por servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O objetivo da capacitação, realizada pelos biólogos do Incaper Alex Fabian e Fabrício Valente, foi compartilhar e debater informações básicas e gerais relacionadas ao universo das abelhas, em especial as abelhas nativas sem ferrão e suas formas de criação.
O minicurso foi composto de teoria, com apresentação das espécies que ocorrem no Estado, sua biologia, comportamento, hábitos de nidificação e sistemas de criação e também parte prática, com exposição de materiais utilizados na criação de abelhas, confecção de caixa modelo, lâminas de cera mista, observação da multiplicação e transferência de colônias, manejo em geral e colheita de mel. Por fim, foi realizada uma visita técnica a um meliponário da região.
“Os conhecimentos adquiridos eram uma demanda da Coordenação de Fauna, visando a auxiliar na aplicação da Instrução Normativa 011-N, de 2023, que estabelece os procedimentos administrativos para a autorização de manejo de fauna dos meliponários de abelhas nativas sem ferrão no Estado do Espírito Santo e dá outras providências”, explicou a servidora da CFAU, Julia Medeiros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema