06/07/2017 17h36 - Atualizado em 06/07/2017 17h38

Região Norte recebe capacitação para captação de recursos ambientais

Foto: Divulgação Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio do Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio Ambiente (Napma), está promovendo, nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07), a 1ª Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para prefeituras.

O curso, que está sendo ministrado na Faculdade Multivix de Nova Venécia, tem como objetivo estimular as prefeituras a captarem recursos para projetos de meio ambiente, oferecendo conhecimento a respeito de possíveis fontes de captação e aspectos importantes para a elaboração e gerenciamento de projetos.

Participam da qualificação 23 técnicos de 17 municípios da região norte do Estado. Uma 2ª turma será ofertada no final do mês de julho para atender os municípios da região sul.

De acordo com a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, essa é a quarta qualificação oferecida aos municípios em 2017. A primeira trabalhou a questão de fiscalização com aqueles que já realizam licenciamento no Estado; a segunda foi destinada aos municípios do Norte do Espírito Santo, que não licenciam; a terceira para os municípios que não licenciam ainda no Sul do Estado e agora esse de captação de recursos e elaboração de projetos. O órgão irá oferecer ainda curso de Licenciamento em Extração e Beneficiamento de Rocha, previsto para o dia 12 de julho.

“A gestão ambiental leva ao município uma maior oportunidade de desenvolvimento, que valoriza a cidade, além de possibilitar a geração de novos recursos e aplicação de mecanismos de compensação ambiental. O município se torna mais atrativo aos investimentos e otimiza o tempo para implantação de projetos empreendedores na região. Além disso, melhora a gestão territorial e assegura maior qualidade ambiental e de vida.O Iema mantém um núcleo de apoio aos municípios, prestando todo o suporte de orientações para a gestão ambiental municipal, e nosso objetivo é o fortalecimento da gestão ambiental do estado do Espírito Santo”, ressaltou Andreia Carvalho.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Tatiana Ronchi