Um total de 115 espécies de aves foram avistadas na Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas, em Cariacica, durante o Big Day, um evento mundial em que pessoas observam aves, realizado no último sábado (09). No Espírito Santo, a Rebio foi o local onde mais se observaram aves no Big Day.
Ainda no ranking do Big Day de 9 de outubro, o Brasil é o 4º país com maior número de espécies observadas e o Espírito Santo, o 5º colocado entre os estados brasileiros.
O evento consiste em, no dia marcado, observar, catalogar e fotografar aves em algum local e depois registrar na plataforma eBird (https://ebird.org/brasil/home). “Aqui em Duas Bocas, observamos aves das 5 horas até as 17 horas. Apesar da chuva, foram observadas 115 espécies. Certamente, se o tempo tivesse possibilitado, com certeza o número seria maior”, destacou o servidor da Rebio, Rafael Boni.
Qualquer pessoa pode participar em qualquer lugar do mundo. “Os observadores precisam visualizar ou até mesmo identificar as aves por meio de sons. O evento serve para divulgar a prática para observação de aves em nível mundial e inserir as pessoas nesse universo, e nas Unidades de Conservação, como a Rebio, onde estão as áreas mais preservadas, se consegue encontrar um grande número de aves”, reforçou Rafael Boni.
Além disso, o Big Day contribui com a ciência, gerando dados importantes que ajudam a conhecer mais sobre as aves e sua importância no dia a dia. “Participar desse evento internacional foi muito importante, pois possibilita inserir a Rebio no rol da ciência cidadã”, disse o gestor da UC, Fabiano Novelli.
Sobre a ciência cidadã, Rafael Boni completa: “são várias pessoas em campo, algumas sem ligação direta com o meio acadêmico, mas que estão registrando as aves avistadas, até mesmo registrando espécies novas ou que há muito tempo não eram registradas. Isso é muito importante e ajuda nas pesquisas e na ciência.”
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES