Depois de 90 dias, é hora do Projeto Biblioteca Itinerante se despedir da Escola do Campo e Estação de Ciências (ECECTI) Margarete Cruz Pereira, localizada em Cariacica, no entorno da Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), tem o objetivo de estimular a leitura e disseminar a informação ambiental, especialmente de conhecimentos voltados à preservação das Unidades de Conservação (UCs) e seus entornos.
Ao todo, 20 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental participaram da Biblioteca Itinerante na escola. O baú do projeto contém, aproximadamente, 320 livros. Durante o período que ficou na escola, os alunos puderam conhecer ainda o “Projeto Borboletras”, que é ligado ao projeto da Biblioteca Itinerante.
A atividade realizada pelo projeto “Borboletras” foi um “Diário de Bordo”, em que os alunos registram o que leram e qual a opinião deles. A cada três registros, o estudante recebe um pacote de figurinhas com a fauna e a flora das Unidades de Conservação. “O intuito do ‘Projeto Borboletras’ nas escolas do entorno da Rebio é sensibilizar, gerar conhecimento e interação das crianças com a natureza, levando a educação ambiental para a sala de aula”, disse a monitora ambiental da Reserva Biológica Duas Bocas, Laisa Liphaus
O projeto permitiu aos alunos um contato maior com a leitura, a produção de texto, a interpretação e, consequentemente, com a criatividade. “Receber o ‘Projeto Borboletras’ em nossa escola foi algo maravilhoso, na parceria com a professora Edina Mattos, que pode explorar na leitura de cada criança o que de melhor poderiam produzir em conhecimento. De fato, muitos alunos tiveram um crescimento fantástico em seu desenvolvimento, uma ferramenta que deu muito certo”, disse o diretor da do Campo e Estação de Ciências, Daniel Machado.
No encerramento da Biblioteca Itinerante, realizado na última semana, a programação contou com a roda de conversas e a troca de experiências. Na ocasião, cada aluno falou sobre o próprio desenvolvimento e a experiência adquirida por meio dos livros fornecidos pela Biblioteca Itinerante.
A Biblioteca Itinerante da Rebio conta com um acervo que aborda uma variedade de temas, como meio ambiente, sustentabilidade, fauna, flora e literatura infantil. Fantoches, diário de leitura, adesivos e figurinhas são os materiais lúdicos-didáticos que acompanham a biblioteca. Atualmente, na Rebio Duas Bocas, o projeto também recebe o apoio da Vale, por meio do Acordo de Cooperação Nº 003/2020, assinado entre o Iema e a empresa.
Texto: Elisangela Alves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES