Governo do Estado do Espírito Santo
27/07/2017 17h25

Prevines faz capacitação para prevenção e combate a incêndios no Parque de Pedra Azul

Vinte e duas pessoas receberam treinamento para prevenção e combate a incêndios florestais, nessa quarta (26) e quinta-feira (27), no Parque Estadual de Pedra Azul. A iniciativa faz parte do projeto de formação de brigadistas florestais voluntários elaborado pelo Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PREVINES) e financiado com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FUNDEMA).

As brigadas são compostas por voluntários que querem ser parceiros na proteção dos recursos naturais do Estado. Elas atuam como complemento importante ao trabalho executado pelos funcionários das unidades de conservação e do Corpo de Bombeiros.

O curso apresentou técnicas essenciais de combate a incêndios e noções das formas de propagação do fogo. Os novos brigadistas aprenderam como definir a coordenação do combate ao fogo, como reconhecer o local do incêndio e técnicas para o combate direto e indireto, formas de utilização de ferramentas e técnicas como as de construção de aceiros.

O objetivo do projeto é capacitar os voluntários que queiram ser parceiros na proteção e conservação dos recursos naturais dos parques estaduais, além de incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da gestão das áreas protegidas e da conservação da biodiversidade.

Com esta ação, a intenção é a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais; além, é claro, de formarmos potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente.

Programa

O prevines é um programa que abriga representantes de instituições como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo (Notaer). Seu objetivo é reduzir os impactos ambientais e socioeconômicos ocorridos a partir dos incêndios florestais no Espírito Santo.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard