Governo do Estado do Espírito Santo
02/05/2025 11h02

Plano de Manejo do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é apresentado ao público

O Plano de Manejo do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), define cinco zonas ambientais, zonas de amortecimento, plano de ação da unidade de conservação, alvos de conservação, plano de ação e plano de monitoramento. Apresentado ao público no início do mês de abril, o encontro reuniu representantes de instituições públicas, da sociedade civil, moradores do entorno e membros do Conselho Consultivo da unidade.

A apresentação foi conduzida pela empresa Greentec, responsável pela elaboração do documento, em parceria com o Iema. Durante a reunião, foi detalhado o zoneamento ambiental do parque, que estabelece cinco zonas com diferentes níveis de intervenção: Preservação, Conservação, Infraestrutura, Diferentes Interesses Públicos e Adequação Ambiental.

Também foi apresentada a Zona de Amortecimento, que abrange áreas nos municípios de Alegre e Ibitirama, funcionando como uma faixa de proteção ao redor da unidade. O gestor do parque, Leoni Contaifer, explica que o objetivo é garantir a proteção dos ecossistemas e organizar o uso do território conforme o grau de conservação necessário. “Esse documento é resultado de um esforço coletivo e técnico, que permitirá ao parque alcançar seus objetivos de conservação com mais clareza, organização e participação social”, frisou.

Outro ponto de destaque foi o Plano de Ação, que reúne 86 ações estruturadas em oito estratégias, como restauração florestal, prevenção de incêndios, ordenamento territorial e fortalecimento da educação ambiental. Essas ações foram definidas a partir de oficinas participativas, diagnósticos técnicos e da aplicação dos Padrões Abertos para a Prática da Conservação, que consideram as ameaças, os fatores contribuintes e os alvos prioritários de conservação da UC, como o Córrego Graminha e a fauna silvestre.

O plano de manejo do PECF ainda passará por revisões finais e, em breve, será publicado. O documento orientará as decisões de gestão, monitoramento e integração com as comunidades vizinhas.

Texto: Ana Clara Gonçalves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard