Já imaginou uma aula em plena unidade de conservação, reunindo educação ambiental, conhecimento literário e lazer? Assim foi o dia, nesta quinta-feira (31), para um grupo de alunos da Escola Municipal Forno Grande, de Castelo. Os estudantes e professores se reuniram no Parque Estadual Forno Grande para o 1º Piquenique Literário, evento que marcou o encerramento do projeto “Biblioteca Itinerante”.
Além de um lanche coletivo, os estudantes fizeram trilhas, contaram histórias, apresentaram paródias, poemas (veja abaixo poema escrito por alunos), teatro, trabalhos feitos em sala de aula, e, ainda, participaram de um divertido caça ao tesouro literário. Cerca de 35 pessoas, entre alunos e professores, participaram do evento.
De acordo com a técnica em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos, Janine Marta Scandiani, “aliar momentos de lazer, educação ambiental e conhecimento literário é muito importante tanto para o parque quanto para a comunidade escolar porque integram as partes envolvidas”.
O Projeto
O Projeto Biblioteca Itinerante conta com um baú que contém cerca de 60 livros de literatura infantil e fantoches. Ele é levado até as escolas entorno das unidades de conservação de Castelo, onde acontecem diversas atividades. Além de palestras e de contar histórias, são feitas dinâmicas e distribuídos diários de leituras, adesivos e figurinhas para as crianças. O objetivo é disseminar informações referentes ao meio ambiente e às unidades de conservação.
Confira o poema escrito pelos alunos Julian Ramos Broedel e Rainara Ramos
As rodinhas encantadas
A biblioteca chegou,
Nosso olhar encantou,
Uma biblioteca legal,
Prá lá de especial.
Quando lemos,
Logo sabemos,
Que tem diário bonito,
Para ser escrito.
Tem livros interessantes,
Que alegra os estudantes
Com suas rodinhas encantadas
Vão alegrando a criançada.
--
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees