Com o objetivo de incentivar o cicloturismo, valorizar a Unidade de Conservação de Serra das Torres, que abrange Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, será realizado no dia 2 de dezembro a Pedalada de Lançamento das Rotas de Cicloturismo Serra das Torres. A iniciativa é do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) com apoio de agentes locais e dos municípios de Atílio Vivácqua e Muqui.
A atividade irá abranger as regiões de Fortaleza, em Muqui, e Pirineus em Atílio Vivácqua. Serão realizadas duas pedaladas, uma de 27 Km e outra de 38,5km, que darão a oportunidade dos participantes de usufruírem do potencial de cicloturismo da região.
Além da pedalada, também haverá a apresentação dos resultados do Projeto Ecocicloturismo Serra das Torres, dentre eles o Guia de Cicloturismo Serra das Torres que desenvolveu, de maneira inédita, um circuito de cicloturismo no entorno e no interior do Monumento Natural.
O guia, que foi elaborado de forma inteiramente participativa com membros da comunidade local, traz diversas informações sobre as belezas da região que podem ser exploradas de bicicleta com o objetivo de promover a valorização do patrimônio cultural e paisagístico, e especialmente a conservação da biodiversidade.
De acordo com a agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Gerusa Bueno, a atividade é uma forma de divulgar a Unidade de Conservação. “É uma maneira de mostrar na prática o potencial que o local tem para o cicloturismo, que é uma atividade turística compatível com os objetivos da unidade de conservação. Além disso, o desenvolvimento de roteiros de cicloturismo tem se mostrado eficiente como vetor de diversificação da economia regional, geração de emprego, valorização da herança cultural, conservação dos patrimônios histórico, ambiental e cultural, e divulgação da unidade”, contou.
Ela ainda destaca que o evento incentiva uma atividade turística sustentável. “A pedalada possibilita uma aproximação e interação do turista com a comunidade local respeitando sua cultura e modo de vida, além de contribuir para a valorização dos atributos ambientais”, afirmou.
Durante o evento também serão entregues certificados ao grupo de trabalho do Projeto Ecocicloturismo Serra das Torres.
Programação:
6h30 - Café da manha para participantes inscritos
8 h - Saída da pedalada para participantes inscritos
10 h30 - Encerramento da pedalada
1 1 h - Apresentação dos resultados do projeto cicloturismo serra das torres
1 1 h 30- Entrega de certificados ao grupo de trabalho
1 2 h - Almoço de confraternização para os inscritos.