Governo do Estado do Espírito Santo
29/06/2017 14h56

Parques Estaduais oferecem opções de lazer durante o inverno

Foto: Palê Zuppani
Parque Estadual Forno Grande

O inverno é uma estação boa para ficar em casa, mas imagina conhecer as belas paisagens do Espírito Santo nessa época do ano. Beleza é o que nunca falta nos Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). São seis parques espalhados pelo Estado que contam com trilhas, lagoas, praias, cachoeira e vistas maravilhosas para você visitar.

Os espaços naturais oferecem total relaxamento, além de contemplação da natureza, exercícios físicos nas trilhas e banho nas cachoeiras podem ser tomados até mesmo no friozinho.  Quer conhecer os Parques? Então olha só o que eles oferecem:

Parque Estadual Paulo César Vinha

O diferencial do local está nas trilhas, que podem ser feitas a pé e também por meio de caiaque. Além disso, há a visitação da praia e da Lagoa de Caraís, sua principal atração. Não há custo para participar das atividades, porém é necessária a contratação de condutor ambiental autorizado e credenciado para realização das trilhas de caiaque na lagoa e para orientação de excursões.

Para aproveitar mais os atrativos, como visitação das praias e da lagoa, é recomendável que os visitantes cheguem até as 15h30, pois os visitantes deverão sair do parque às 17h. O Parque funciona todos os dias das 8h às 17h. Contato: (27) 3242-3665

Parque Estadual de Itaúnas

Oferece diversas atividades de ecoturismo: trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio de Itaúnas, visitação das belas dunas e praias e do centro de visitantes, que conta com exposição das riquezas naturais, histórica e arqueologia do parque.

As trilhas para as dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiados. Para as demais trilhas, passeios de bike e de caiaque no rio Itaúnas é preciso contratar condutor ambiental autorizado e credenciado.

Sua própria bike pode ser usada para os passeios. Também é possível alugar em estabelecimentos particulares na Vila de Itaúnas, na loja Casinha de Aventura ou com o grupo de condutores ambientais, também na Vila. Os passeios mais curtos duram cerca de 40 minutos e os mais longos passam de 1 hora.

É recomendável o agendamento com antecedência para participar das atividades. O parque funciona todos os dias das 8h às 17h. Contato: (27) 3762-5196

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Conta com trilhas autoguiadas de acesso à cachoeira, com a exuberante queda d’água de 144 metros de altura. É possível passar o dia no local, fazer piquenique, tomar banho e curtir a paisagem. O Parque funciona de terça à domingo das 8h às 17h. Contato: (28) 99999-0639

Parque Estadual Pedra Azul

A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente, a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto. O parque possui trilhas: uma autoguiada na base da Pedra Azul, que dá acesso às piscinas naturais, e outra para escalada.

É recomendável que o visitante ligue antes para o Parque para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação, tendo em vista que se trata de terreno irregular. O número para contato é (27) 3248-1156.

Parque Estadual Forno Grande

O relevo montanhoso que culmina no Pico do Forno Grande é o grande atrativo da região. Possui variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros. O parque conta com uma trilha que tem cachoeira e pode ser feita sem condutor ambiental e sem agendamento. Há também a Gruta da Santinha, os poços amarelos e o mirante. É possível ainda apreciar a linda coleção de fauna e flora e as paisagens exuberantes. Seus mirantes oferecem belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul.

O local funciona todos os dias das 8h às 17h. Contato:  (28) 35423257

Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)

A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Paláceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais, também habitam o parque. O principal atrativo do local é a trilha com, aproximadamente, 900 metros de percurso.

Funcionamento: O parque só recebe visitante mediante agendamento prévio. Contato: (28) 3542-3257

--

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Twitter: @meioambientees

Instagram: @meioambientees

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard