Para lembrar o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, localizado em Guarapari, promoveu uma ação coletiva que envolveu mais de 160 pessoas na limpeza das praias. O Parque tem aproximadamente 11 quilômetros de litoral e a ação serviu para simbolizar a necessidade de conscientização da sociedade quanto ao descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.
A ação foi possível devido à parceria com a Associação de Surf Feminino do Espírito Santo, do Grupo Desbravadores Portadores da Missão, Escoteiros Chefe Gilberto Barros de Brito, alunos da EMEF Cândida Soares Machado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapari e o Grupo de escoteiros Barão de Teffé, de Vila Velha.
“Cerca de 80% do lixo que vai para o mar vêm do continente. O motivo é a necessidade de maior conscientização da população com relação ao correto descarte do lixo. Isso é fundamental para que tenhamos nossos ecossistemas marinhos e costeiros preservados”, considera a gestora do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Joseany Trarbach.
Participante da ação, Rogério Daleprane, funcionário da Samarco, considerou a área do Parque bem conservada, porém constatou que as pessoas que o visitam deixam lixo no local. “Catei muito isopor, plástico, guimba de cigarros, pedaço de tapete, copo plástico, chinelo de dedo, tampa de garrafa d'água, garrafa pet, garrafa de vidro, etc. Encontramos muito plástico, latinha e garrafa de cerveja, como também papelão”, relata.
Consciência ecológica
Para as crianças, a ação despertou conhecimento, consciência ecológica e responsabilidade quanto ao futuro do planeta. “Se cada um levar para casa o seu lixo e descartar corretamente, não teremos tantos problemas. Conversei com as crianças e expliquei que há um estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos que comprovou que, se continuarmos assim, em 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes. É preciso repensar as embalagens”, analisa o chefe dos escoteiros Barão de Teffé Fabrício Saibel. Em sua opinião, eventos como esse deveriam acontecer por mais vezes.
A Associação de Surf Feminino do Espírito Santo (Asfes) promoveu durante o Dia Mundial da Limpeza o "1º Mini Contest Dia Mundial da Limpeza", na praia do Tropical, na região do Parque. O objetivo foi empoderar o surfe feminino capixaba, com a retomada da Asfes, e somar esforços para a campanha global da ONU Meio Ambiente, sobre o World Cleanup Day.
Para Valeria Demoner, advogada e surfista, uma das mobilizadoras da Asfes e do Mini Contest, a ação de limpeza é uma oportunidade de troca de experiências com relação à consciência ambiental. Ao final da ação de limpeza, todos se reuniram na sede do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha para uma confraternização. No encontro, conversaram sobre a necessidade de manter a natureza e as praias limpas. A separação do lixo foi realizada e os resíduos ficaram expostos em uma lixeira aramada em forma de golfinho para as pessoas visualizarem os tipos de resíduos que poluem as praias do Parque.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema/Seama
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com