Governo do Estado do Espírito Santo
01/02/2019 17h00 - Atualizado em 01/02/2019 17h09

Parque Estadual Forno Grande bate recorde de visitas em janeiro

Foto: Divulgação/Iema

O Parque Estadual Forno Grande, situado no município de Castelo, está atraindo grande número de visitantes durante os finais de semana de verão. O mês de janeiro registrou recorde de visitas com 998 pessoas. No mesmo período, em 2018, o número foi de 360 pessoas. No último dia 20, 197 estiveram na unidade. No ano passado, esse número não passava de 30 a 40 pessoas aos finais de semana. 

O gerente do parque, Rodolpho Torezani, comemora o recorde registrado este mês. “Os visitantes procuram o Parque Estadual Forno Grande para curtirem a área natural protegida com trilhas, cachoeira, mirantes e piscinas naturais que chamam atenção devido à coloração diferenciada”, complementa.

Forno Grande fica a 124 quilômetros de Vitória, com área de 913,15 hectares, aproximadamente 1.280 campos de futebol. O Parque fica a apenas 24 quilômetros do Parque Estadual Pedra Azul, passando pela região do Caxixe, entre Venda Nova do Imigrante e Castelo. A unidade é uma opção para quem deseja desfrutar do contato com o meio ambiente. Aliás, do Forno Grande é possível apreciar a Pedra Azul, uma das belezas naturais do Espírito Santo.

Estudante do 9º período de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Robert Gomes, de 21 anos, é voluntário em Forno Grande. Para ele, o parque ainda é pouco conhecido, mas muito rico em elementos naturais, o que encanta os visitantes. 

Uma das atrações do parque é o pico do Forno Grande, o segundo ponto mais alto do Estado, com 2.029 metros de altitude, ficando atrás do Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

“O que mais me impactou aqui foi ver na prática o funcionamento de uma unidade de conservação e as relações com o entorno, como propriedades rurais e visitantes. As pessoas chegam com uma visão e saem mais conscientes ecologicamente, com visão mais clara sobre o que é sustentabilidade. Os parques estaduais ajudam a promover essa conscientização e possibilitam a realização de pesquisas científicas e educação ambiental”, avalia o estudante.


Saiba mais:

Parque Estadual Forno Grande

Localizado na zona rural de Castelo numa área de 913,15 hectares.

Principais atrativos: mirantes com belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul; piscinas naturais com coloração diferenciada, onde é possível tomar banho; trilhas que levam à cachoeira com queda d´água de aproximadamente 30 metros de altura; Gruta da Santinha e Poços Amarelos.

Histórico: Em 1960, a área do parque foi declarada como Reserva Florestal. Anos depois, em 1998, foi declarada inalienável para criação do Parque Estadual. Em 2013, adequou-se ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação como Parque Estadual.

Infraestrutura: Centro de visitantes com auditório, coleções de fauna e flora, sistema de trilhas e alojamento para os pesquisadores.
Funcionamento: aberto todos os dias das 8h às 17h.
Contato: (28) 3542-3257
E-mail: pefg.iema@gmail.com

 

Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Flávia Fernandes / Paulo Sena
Tels: (27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard