Governo do Estado do Espírito Santo
21/11/2018 14h25

Parque Estadual de Itaúnas ganha nova sinalização

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado em Conceição da Barra e gerenciado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), ganhou uma nova sinalização no entorno e no interior da Unidade de Conservação (UC). Ao todo foram produzidas 32 placas rodoviárias e 10 placas interpretativas que visam facilitar o passeio para o visitante.

As placas rodoviárias servem para orientar sobre os limites do Parque, alertar sobre as vias, animais no local e restrições na área da UC. Já as placas interpretativas, feitas com uma estrutura em madeira e telhado colonial, contam um pouco da história e das riquezas naturais da região, com informações técnicas, imagens, mapas e relatos de moradores de Itaúnas. Elas estão distribuídas nas trilhas da Alméscar, do Pescador, do Buraco do Bicho, da Borboleta e na Guaxindiba, foz do rio Itaúnas. 

O processo para elaboração do material foi feito com base em pesquisas e também por meio de entrevistas com moradores do local que sugeriram temas a serem trabalhados nas placas interpretativas. Além de permitir que o visitante desfrute das áreas naturais e das trilhas do Parque sozinho ou guiado por um condutor, a sinalização agrega informações e sentido aos locais visitados. Algumas placas também estimulam a interação do visitante por meio de reflexões e questionamentos.

De acordo com o agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Gustavo Rosa, a nova sinalização causa impactos positivos em relação às visitações. “Além de transmitirem informação de qualidade ao visitante, as placas também se tornam um estímulo à visitação. Uma trilha bem manejada, sinalizada e interpretada contribui com os objetivos primários do Parque, pois se presta ao lazer, a educação e atrai um número maior de visitantes. Além disso, visitação bem manejada é sinônimo de conservação”, afirmou.

Ele ainda ressalta que a nova sinalização é um ótimo mecanismo de divulgação do PEI. “Muitos turistas chegam a visitar o parque sem sequer perceber que estão em uma Unidade de Conservação. Com isso, além de demarcar os limites da UC, orientar e informar seus visitantes, a nova sinalização contribui para divulgar o nome do Parque e reforçar a presença institucional do Iema na região”, pontuou.

No parque é possível fazer trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio Itaúnas e visitação das belas dunas e praias. A Unidade de Conservação conta ainda com um centro de visitantes, onde há exposições das riquezas naturais, históricas e arqueológicas da região. As visitas ao Parque Estadual de Itaúnas podem ser agendadas diretamente com a sede da unidade, pelo telefone (27) 3762-5196.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard