11/04/2017 15h14 - Atualizado em 12/04/2017 15h43

Operação combate crimes ambientais, em Santa Teresa

Uma equipe de fiscalização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), agentes da Polícia Militar Ambiental do Estado, servidores  do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), além de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras e Posturas participaram, durante três dias, de uma ação conjunta para combater loteamentos irregulares e as infrações ambientais em Santa Teresa, na região serrana.

A ação, realizada entre os dias 05 a 07 de abril, sob coordenação da Câmara Técnica de Fiscalização da Tripartite,  resultou  em oito embargos pelo Iema, Idaf e município em área de desmatamento, obra em área de preservação permanente e loteamento em zona rural; seis multas aplicadas pelo Idafd, além de 11 notificações para lavrados pelo Iema, Idaf e o município.

Dentre as irregularidades estão: o parcelamento irregular do solo, a movimentação de terra em Área de Preservação Permanente (APP), desmatamento, abertura de vias, terraplanagem e construções sem autorização nas localidades de Alto Santo Antônio, Tabocas, Circuito Caravaggio, entre outros.

A gerente de fiscalização do Iema, Rosa Eurídice, informou que três pessoas foram conduzidas, pela Polícia Ambiental,  para a delegacia sendo dois loteadores e uma por possuir pássaro em cativeiro. Ela ressaltou que outros autos serão lavrados no escritório e enviados via correio, visto que não foram localizados os proprietários na área.

“Estamos programando diversas ações ao longo deste ano em todo o Espírito Santo. No ano passado, fizemos três grandes operações, ações essas que impendem  que crimes ambientais continuem acontecendo e degradando cada vez mais nosso meio ambiente”, avaliou Rosa.

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012