O Monumento Natural Estadual O Frade e a Freira (Monaff) promoveu uma ação educativa em comemoração ao aniversário de criação da unidade de conservação. A atividade foi realizada na Escola Municipal do Frade, localizada dentro dos limites do monumento, e contou com a participação de cerca de 30 crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, na última quinta-feira (04).
A iniciativa integrou a programação da Biblioteca Itinerante, que leva atividades de leitura e dinâmicas literárias para estudantes. Durante a ação, os alunos participaram de apresentações sobre a história do Monaff, os motivos que levaram à sua criação e a relevância da área para a proteção ambiental. Professoras da instituição também acompanharam a atividade.
Segundo a equipe organizadora, a proposta foi unir aprendizado e celebração, aproximando a comunidade escolar da unidade de conservação. “Mais do que comemorar o aniversário do monumento, buscamos despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e de valorização dessa área tão importante para a preservação ambiental. Essas crianças vivem no entorno e, muitas vezes, dentro da unidade, por isso são fundamentais nesse processo de conservação”, destacou a gestora do Monaff, Janine Marta Scandiani.
O Monaff celebrou 18 anos de criação, no último sábado (06). O monumento tem mais de 860 hectares de área, abrangendo os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Inserido no bioma Mata Atlântica, o local abriga um conjunto granítico que alcança 683 metros de altitude e que, segundo a lenda, remete à silhueta de um frade e de uma freira, originando o nome da unidade de conservação.
Texto: Victor Mattedi
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES