Por intermédio do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), até o momento mais de 150 nascentes já foram mapeadas no Monumento Natural Serra das Torres, que abrange os municípios de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.
O trabalho, inédito na região, está sendo realizado desde novembro do ano passado pelo estudante de Ciências Biológicas da Ufes, Cristiano de Oliveira. O futuro biólogo é morador da região do Monumento Natural Serra das Torres e aproveita os finais de semana para realizar o mapeamento e verificar as condições das nascentes nas comunidades próximas à área da Unidade de Conservação.
De acordo com Cristiano, apesar de ser uma tarefa árdua, é muito importante que essas fontes sejam averiguadas. “É preciso muito esforço, pois para acessar grande parte das nascentes deve-se chegar a pé; contudo, é gratificante realizar esse tipo de trabalho tão significativo para a comunidade”, contou. O estudante garante que ainda tem muito a ser feito. “O mapeamento está longe de acabar, o potencial da região de Serra das Torres é enorme”, afirmou Cristiano.
A Unidade de Conservação desenvolve um papel importante na produção de água para as bacias da região, como dos Rios Itabapoana e Itapemirim, por exemplo. Além disso, o Rio Sumidouro, um dos principais fornecedores de água para o município de Atílio Vivácqua, nasce dentro do Mona Serra das Torres.
Segundo o servidor da Unidade de Conservação responsável pelo acompanhamento do trabalho voluntário, Guilherme Carneiro, esse tipo de atividade garante a conservação das minas de água. “O mapeamento e caracterização das nascentes são essenciais para direcionar esforços à proteção ou até mesmo para a recuperação dessas fontes”, explicou.
O que é o PVUC?
O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação é um projeto que procura incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado. Com o objetivo de aproximar e envolver a sociedade em atividades de conservação dos recursos naturais, o programa buscar promover conhecimento e a troca de experiências entre profissionais da Unidade de Conservação e voluntário. Pode participar qualquer cidadão com idade superior a 18 anos que tenha interesse em trabalhar nas Unidades de Conservação.
Como ingressar no programa?
Os interessados devem aguardar publicação do edital de chamamento do Iema ou escolher uma atividade a ser desenvolvida em alguma Unidade de Conservação e enviar para o e-mail pvuciema@gmail.com, com formulário de inscrição preenchido e currículo (máximo duas laudas).
Downloads: