21/12/2022 16h31

Iema recebe premiação do Inoves 2022 pelo projeto GEOIEMA

Foto: Karolina Gazoni/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebeu, nesta quarta-feira (21), a premiação do Inoves 2022 pelo projeto vencedor GEOIEMA, uma plataforma on-line que disponibiliza dados e informações ambientais geoespaciais para consulta.  Os servidores da Coordenação de Geomática (CGEO) do Iema, responsável pelo GEOIEMA, ganharam o certificado e selo do programa, entregues pela equipe da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Além disso, a CGEO foi premiada com R$ 30 mil. O recurso, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), será investido no processo de aceleração do projeto vencedor, programado para 2023.

O diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, agradeceu o prêmio e ressaltou a importância do Inoves. “Agradecemos à Seger por conduzir o Inoves, que traz a possibilidade de as equipes dos órgãos exporem o que estão fazendo. O GEOIEMA é uma plataforma de pesquisa que traz informações ambientais de qualidade. A ideia é integrar ainda mais dados, trazendo ainda mais transparência para a sociedade”, disse.

“O GEOIEMA é um projeto inovador e multifacetado, que traz à sociedade o que buscamos em todo o Governo: transformação digital, inovação, transparência e é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico. Parabéns ao Iema, esse prêmio coroa o esforço de toda a equipe”, destacou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

“Nossa equipe se motivou a fazer o GEOIEMA devido às muitas demandas pedindo essas informações georreferenciadas. Estamos sempre trabalhando para trazer melhorias, ouvindo as sugestões dos usuários e atualizando as informações. Já temos, por exemplo, as imagens do incêndio ocorrido no Parque Estadual Paulo César Vinha. E tudo pode ser visualizado por qualquer pessoa com acesso a internet”, explicou o coordenador da CGEO, Pedro Ronchi.

O GEOIEMA foi vencedor categoria Projeto em Desenvolvimento do Poder Executivo Estadual, concorrendo com outros 68 projetos inscritos. A plataforma gratuita está disponível para acesso no site do Iema ou diretamente pelo link: http://geo.iema.es.gov.br/.

O GEOEIMA disponibiliza informações geoespaciais, que proporcionam a disseminação e o uso de dados ambientais para os cidadãos, empresas, consultores ambientais, pesquisadores, prefeituras e demais órgãos públicos. Também contribui com a fiscalização, monitoramento ambiental e na tomada de decisões, visando à melhoria dos serviços e políticas públicas ambientais.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema