Os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram, nessa segunda-feira (04), da Oficina de Elaboração de Material Didático para a Educação Ambiental. A ação, que foi realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Iema (GEA), envolveu também os servidores da Gerência de Recursos Naturais.
Na oficina, os servidores conheceram materiais pedagógicos, como fantoches de animais, produzidos pelas custodiadas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), por meio do Projeto “Aconchego Lúdico”. “A partir daí os servidores desenvolveram histórias envolvendo os animais. Além dos fantoches, os textos farão parte de um kit pedagógico de Educação Ambiental”, explicou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.
Ao todo, serão produzidos 50 kits, a serem distribuídos para instituições parceiras nos projetos de educação ambiental do Iema. “Cada kit será composto por fantoches de insetos, animais marinhos e da Mata Atlântica, como bicho preguiça, onça pintada, joaninha, baleia jubarte, tartaruga, arara, coruja, entre outros, além dos textos. Os kits vão para escolas, associações e Unidades de Conservação”, informou a servidora do Iema Rosilene Vieira.
“Aconchego Lúdico”
Criado pelo Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), em 2020, como forma de ressocialização, o projeto “Aconchego Lúdico” ganhou uma nova linha de ação, a partir da parceria proposta pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, que percebeu a possibilidade de integração dos trabalhos realizados pelo Centro Prisional e os projetos de educação ambiental desenvolvidos pela GEA.
O Iema, por meio da GEA, e a Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do CPFCOL, mantêm um Acordo de Cooperação para a criação de peças artesanais a serem produzidas pelas apenadas, com posterior utilização nas atividades de educação ambiental realizadas nas escolas atendidas pelos projetos de educação ambiental do Iema.
A partir dessa proposta, busca-se colocar em prática ações previstas no Programa Estadual de Educação Ambiental, relativas ao tema “Educação Ambiental e Cidadania”, particularmente no que diz respeito à diversidade, inclusão e participação social. Além disso, o projeto visa a contribuir para a construção do processo de reinserção social e no bem-estar psíquico das custodiadas, por meio das oficinas e trabalhos por elas desenvolvidos no projeto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES