Governo do Estado do Espírito Santo
28/11/2023 08h00 - Atualizado em 28/11/2023 14h47

Iema realiza capacitação sobre técnicas de manejo e bem-estar de animais silvestres

Foto: Divulgação/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma capacitação sobre técnicas de manejo e bem-estar de animais silvestres no Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (Cereias), em Aracruz. O objetivo foi melhorar o ambiente e a vida dos animais mantidos sob cuidados humanos.

A capacitação, realizada na última semana, contou com a participação do diretor, da equipe técnica e dos tratadores do Cereias. O curso foi ofertado com a temática de ferramentas aplicadas ao bem-estar animal, com fundamentação teórica e aplicação prática. A programação contou ainda com uma apresentação do trabalho realizado no Centro de Reintrodução de Animais Silvestres.

Durante a ação, foram confeccionados itens de enriquecimento ambiental, para os recintos de treinamento de voo das araras, macacos-prego, bugios, papagaios e catetos. Um dos materiais utilizados na confecção das camas dos recintos foram as mangueiras de incêndio.

"Esse item é ótimo para realizar esse tipo de objetos, pois são duráveis, resistentes e podem ser utilizados de diversas formas, além de sustentáveis, também proporcionam novidades aos animais" disse a servidora da Coordenação de Fauna do Iema, Julia Medeiros, responsável por ministrar a capacitação.

“Um fato curioso foi a interação imediata dos bugios, que exploraram a cama de mangueira, cheirando e manuseando, deitando-se”, disse a servidora. A capacitação foi realizada pelo Iema, por meio da Coordenação de Fauna (CFAU). O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) fez a doação das mangueiras para a confecção das camas para os macacos.

Texto: Elisangela Alves

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard