O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promoveu um treinamento voltado à identificação de fraudes em anilhas utilizadas na criação amadorista de passeriformes. A atividade foi realizada na sede do órgão, em Cariacica, e contou com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Realizado nos dias 09 e 10 de abril, o treinamento foi conduzido pelo analista ambiental do Ibama Ivan Paulo Ortiz Pereira e reuniu servidores do Iema que atuam diretamente na fiscalização da fauna silvestre, além de representantes da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de diversas regiões do Estado. O objetivo do treinamento foi aprimorar as técnicas de identificação de adulterações ou falsificações em anilhas, que são os selos de controle utilizados para identificar legalmente as aves criadas em cativeiro.
O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Valim, destacou que a adulteração desses dispositivos é uma das principais formas de fraude na criação amadora, prática que pode mascarar o tráfico ilegal de animais silvestres. “Esse tipo de capacitação é fundamental para fortalecer a fiscalização e coibir práticas ilegais relacionadas à criação de aves silvestres. Ao aprimorar a identificação de fraudes em anilhas, os servidores ganham mais segurança técnica para agir dentro da legalidade e proteger a fauna capixaba”, afirmou Valim.
O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, reforçou a importância da fiscalização ambiental. “A iniciativa integra os esforços do Iema para intensificar o combate ao tráfico de animais silvestres. Manter animais silvestres em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais é crime, sujeito a sanções administrativas e criminais”, disse.
Denúncias podem ser realizadas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES