Governo do Estado do Espírito Santo
18/08/2025 16h17

Iema promove palestra sobre atuação e tecnologias do órgão para alunos de escola estadual

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma palestra sobre sua atuação para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof° Renato da Costa José Pacheco, localizada em Vitória, durante a semana de tecnologia, na última sexta-feira (15). Durante a ação, o Iema abordou ainda as tecnologias que usa em suas atividades de conservação e monitoramento ambiental.

No decorrer da apresentação, foram exibidos os principais projetos desenvolvidos pelo Iema, com ênfase no uso de drones para fiscalização de atividades ambientais. A tecnologia permite o acompanhamento em tempo real de áreas protegidas, identificando irregularidades como desmatamento e ocupações ilegais. Além disso, o Instituto destacou o trabalho de mapeamento de incêndios em parques estaduais, uma ferramenta essencial para a preservação da biodiversidade e a resposta rápida a emergências ambientais.

Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação da plataforma GEOIEMA, um sistema inovador que reúne dados ambientais e os disponibiliza gratuitamente ao público. A plataforma permite o download de informações detalhadas, como mapas e relatórios, que podem ser utilizados por pesquisadores, gestores e cidadãos em projetos relacionados à conservação e ao planejamento ambiental.

Outro destaque foi a integração do Iema com a plataforma Brasil Mais que fornece imagens de satélite diárias para monitoramento de desmatamento e incêndios. “Nossa palestra teve como objetivo apresentar aos alunos o trabalho do Iema e as tecnologias que utilizamos no dia a dia para promover a gestão ambiental”, destacou o servidor do Iema, Pedro Ronchi.

 

Texto: Maju Carvalho

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard