Governo do Estado do Espírito Santo
25/03/2019 17h37 - Atualizado em 26/03/2019 14h05

Iema promove oficina para interpretar trilhas no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, no Caparaó

Foto: Divulgação/Iema

Um projeto idealizado pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) capacitou 19 pessoas para interpretar duas trilhas no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), situado na Região do Caparaó. O instrutor foi o professor Geraldo José Alves Dutra, mestrando em Agroecologia no Ifes e educador ambiental da região.

A oficina “Interpretação Ambiental”, de elaboração do plano interpretativo da Unidade de Conservação, aconteceu no dia 22 de março

A oficina faz parte do projeto “Borboletras”, idealizado pela Gerência de Educação Ambiental do Iema em parceria com as Unidades de Conservação (UC). O Borboletras tem o objetivo de tornar compatível o convívio da sociedade com as UC do Estado, buscando o ordenamento e qualificação da visitação e a aproximação com o entorno e a comunicação com o público-alvo.

No projeto, oficinas, palestras e outras atividades são desenvolvidas para o despertar da consciência ambiental.

O público da oficina de Interpretação Ambiental engloba agricultores, moradores do entorno do PECF, monitores e condutores que atuam na região, voluntários que participaram do Programa de Voluntariado das Unidades de Conservação 2019 e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Com o conhecimento aprendido na oficina, os participantes poderão atuar dentro das Unidades de Conservação administradas pelo Iema. “É desejável que o condutor tenha no mínimo 100 horas de capacitação, conforme Instrução Normativa 07, de 5 de outubro de 2017. A oficina contribui para atingir a quantidade de horas exigidas”, explica o técnico em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do Iema, Anderson Kruger.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iema

Flávia Fernandes / Paulo Sena

E-mail: meioambiente.es@gmail.com

Tel.: (27) 3636-2592 / (27) 99977-1012

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard