Governo do Estado do Espírito Santo
16/12/2025 08h00

Iema promove curso sobre elaboração de Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o curso “Elaboração de Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência, com ênfase na Lei nº 14.133/21”, voltado exclusivamente para servidores da instituição. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o conhecimento técnico dos servidores quanto à elaboração de documentos essenciais para os processos administrativos e contratações públicas.

O Estudo Técnico Preliminar e o Termo de Referência são instrumentos fundamentais para garantir planejamento adequado, transparência, eficiência e segurança jurídica nas demandas institucionais.

Ao investir na qualificação contínua de sua equipe, o Iema reforça o compromisso com a melhoria dos serviços públicos, refletindo diretamente na qualidade do atendimento aos empreendedores, parceiros institucionais e à sociedade, especialmente nas demandas relacionadas à gestão e à regularização ambiental.

“Capacitar os servidores é investir na qualidade do serviço público que o Iema entrega à sociedade. A elaboração adequada de Estudos Técnicos Preliminares e Termos de Referência impacta diretamente a clareza, a eficiência e a segurança dos processos administrativos. Esses documentos não são importantes apenas internamente, mas também para os empreendedores e para todos que se relacionam com o Instituto nas demandas”, explicou Mariza Grillo, coordenadora da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGEP) do Iema.

“Ao fortalecer o conhecimento técnico dos nossos servidores, garantimos processos mais transparentes, bem estruturados e alinhados à legislação, contribuindo para uma gestão ambiental mais eficiente e responsável.”, destacou Mariza Grillo.

Texto: Victor Mattedi

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: 
Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard