Governo do Estado do Espírito Santo
23/10/2025 11h58 - Atualizado em 23/10/2025 12h00

Iema promove capacitação sobre monitoramento de qualidade do ar para o Ministério Público do Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promoveu, nessa quarta-feira (22), uma capacitação técnica sobre o monitoramento de qualidade do ar voltada para representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), além de representantes da Associação de Moradores da Ilha do Frade. O encontro aconteceu no auditório do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória.

A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o monitoramento da qualidade do ar e fortalecer o diálogo técnico com órgãos de controle, representantes do poder público e sociedade. O conteúdo foi ministrado pela servidora Carolina Tonani, da Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas (CQA) do Iema, que abordou temas como as fontes de poluição atmosférica, o funcionamento e tipos de equipamentos utilizados no monitoramento, a linha do tempo da política de qualidade do ar no Espírito Santo, além das leis e decretos que regem a atuação do Instituto na área.

“É uma grande satisfação poder compartilhar esse conteúdo e contribuir para que mais pessoas estejam munidas de boas informações sobre a qualidade do ar que respiramos. Esse tipo de capacitação é essencial para promover decisões mais conscientes e embasadas”, destacou Carolina Tonani.

A capacitação ainda contou com uma visita técnica à estação de monitoramento localizada no Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, para que os participantes vissem de perto os equipamentos utilizados.

O coordenador de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas, Vinicius Rocha, ressaltou o compromisso do Iema com a transparência e a difusão do conhecimento técnico. “O Iema tem um papel fundamental no monitoramento da qualidade do ar. Nosso compromisso é garantir informações confiáveis e compartilhá-las com a sociedade e as instituições que atuam na defesa do meio ambiente e da saúde pública”.

“Uma das coisas que percebemos é a desinformação, a desinformação é muito perigosa. Em tempos de fake news, as pessoas que querem desconstruir elas se aproveitam justamente da desinformação”, disse o promotor de Justiça de Vitória, Marcelo Lemos, sobre a relevância do encontro e importância da disseminação de conteúdo.

Estiveram presentes na capacitação sobre Monitoramento de Qualidade do Ar, o professor Neyval Costa Reis Junior, da Universidade Federal do Espírito Santo, Marcelo Lemos Vieira, o promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória e coordenador de Monitoramento da Qualidade do Ar do MPES, e do Iema também estavam Jessé Caitano, Franco Lima e Mariana Guedes, analistas da equipe da CQA.

Texto: Victor Mattedi

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard