06/12/2017 17h20

Iema passará a ser titular em Câmara Técnica de Biodiversidade do Conama

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai representar o Espírito Santo, a partir de janeiro de 2018, junto com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), como delegado na Câmara Técnica de Biodiversidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O Iema já participa das reuniões da Câmara Técnica. Mas, quando assumir a cadeira de titular passará a ter o direito ao voto nas decisões relativas a aprovação técnica das propostas de resolução do Conama que são trazidas à Câmara de Biodiversidade.

A bióloga Tainan Bezerra Oliveira, servidora da Gerência de Recursos Naturais, é quem representa o Iema. Ela reforçou a importância da presença do órgão na Câmara. “A participação do Iema junto ao Conama mostra que os trabalhos desenvolvidos no Espírito Santo estão sendo reconhecidos nacionalmente. Além disso, é muito importante a nossa contribuição com base na experiência adquirida nos serviços de gestão de fauna prestados desde 2013”, afirmou Tainan.

No momento a Câmara Técnica de Biodiversidade analisa a proposta de resolução Conama relativa ao estabelecimento de categorias de empreendimento na criação de fauna nativa e exótica. Será iniciada no ano que vem a apreciação da proposta da lista de espécies da fauna silvestre nativas que serão autorizadas para criação comercial com finalidade de venda, como animais de estimação, conhecida como lista "pet".

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Mariana Bolsoni/Maxieni Muniz