Governo do Estado do Espírito Santo
31/10/2025 16h01

Iema participa do Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto 2025

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) participou ativamente do Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI 2025), realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, na Universidade de Brasília (UnB). O evento consolidou-se como o principal fórum de debates sobre licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental no Brasil, reunindo profissionais de todo o país.

Durante a programação técnica, que ocorreu de 22 a 24 de outubro, o CBAI atraiu gestores públicos, professores, pesquisadores, consultores, representantes do setor empresarial, membros da sociedade civil organizada e do Ministério Público. O evento debateu desafios, avanços e perspectivas de melhorias nos instrumentos de licenciamento ambiental, fundamentais para a política ambiental do país.

A participação do Iema foi destacada por diversos servidores que estiveram presentes nos debates com suas experiências. A socióloga Silvana Coutinho, da Gerência de Controle e Licenciamento de Saneamento, Infraestrutura e Mineração (GSIM) e da Coordenação de Parcelamento do Solo e Obras de Interesse Coletivo (CPO), destacou a importância do evento para o aprendizado e troca de experiências.

"Por reunir operadores públicos da área de meio ambiente, professores, pesquisadores, consultores, representantes do setor empresarial, membros da sociedade civil organizada, a participação dos técnicos do Iema no Congresso foi uma oportunidade de acréscimo de conhecimento, trocas de experiências e de reflexão acerca de nossas práticas cotidianas frente às vivências de outros IEMAS e do confronto destas com a teoria acadêmica”, disse.

“De minha parte, voltei com o oxigênio restaurado, por ter oportunidade de compartilhar ‘cases’ do IEMA junto a uma plateia altamente gabaritada e por conhecer novas possibilidades de aprimoramento do nosso trabalho”, destacou Silvana Coutinho.

A engenheira civil também da GSIM/CPO, Fabianne Miranda Aguiar, reforçou a relevância dos debates para o fortalecimento da prática do licenciamento. “Os cursos e debates sobre casos de grande relevância nacional ampliaram nossa visão sobre como fortalecer a prática do licenciamento com base em evidências técnicas e integração de saberes”, explicou.

Ela complementou: “Voltamos ao Iema com novos aprendizados, ideias e propostas para aprimorar nossos processos internos. As experiências adquiridas têm o potencial de reforçar o papel estratégico do Instituto como agente de referência no licenciamento ambiental estadual e na aplicação de boas práticas de gestão pública sustentável”, completou.

O evento contou com a empolgação e dedicação dos servidores do IEMA, incluindo Carla Rocha Sousa, José Renato de Oliveira Pin, Livia Naman, Luciano Alves, Marcelo Costa Gomes, Marcos Santos Ferreira, Nathany Angélica dos Santos, Pamella Machado Saguiah, além de Silvana Coutinho e Fabianne Miranda Aguiar.

Texto: Victor Mattedi

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard