10/06/2024 12h22 - Atualizado em 10/06/2024 12h23

Iema participa do 7º Encontro do Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) marcou presença no 7º Encontro do Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (FSNUC), realizado nos dias 6 e 7 de junho em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o evento teve como objetivo promover debates e a troca de experiências sobre a conservação ambiental no Brasil.

Representantes do MMA, do ICMBio, de estados, e diversos órgãos e entidades gestoras de Unidades de Conservação (UCs) participaram do encontro. Joseany Trarbach, coordenadora de Gestão das Unidades de Conservação do Iema, representou o órgão e integrou grupos de trabalho focados em regulamentação e capacitação.

“O encontro do Fórum é muito relevante para o sistema de Unidades de Conservação, em que são construídas propostas de melhoria na criação e implementação de UCs. Nesse ano, também foi agregada na discussão a integração com a política nacional de Ecoturismo e Rede de Trilhas, como uma importante ferramenta para conectividade de áreas verdes e desenvolvimento turístico e econômico regional”, destacou Joseany Trarbach.

O encontro discutiu diversos temas como a formalização do FSNUC, a eleição da presidência do Fórum, o regimento interno, governança, capacitação de gestores de UCs e sustentabilidade financeira. O segundo dia foi dedicado especificamente às discussões sobre a rede de trilhas e a política de ecoturismo e contou ainda com uma visita técnica sobre uso público e visitação no Parque Nacional do Iguaçu.

Fórum

O Fórum de Dirigentes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza é composto por representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do Departamento de Áreas Protegidas, além de órgãos e entidades gestoras de UCs federais, estaduais, distritais e municipais. Entidades representativas como a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) também fazem parte.

O 7º Encontro do FSNUC destacou-se como um marco na busca por soluções coletivas e padronizadas para os desafios ambientais do Brasil. A colaboração entre os diversos atores envolvidos promete gerar avanços significativos na proteção do patrimônio natural do país, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni