O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, nesta semana, da 114ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Florianópolis, Santa Catarina. A entidade reuniu os órgãos ambientais estaduais de todo o País e o Iema esteve presente, representando o Espírito Santo no debate para alinhar as políticas públicas e ações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
O encontro teve início nessa quarta-feira (23), com a participação do Iema no grupo do Bioma da Mata Atlântica. “Discutimos prioridades para a preservação e o combate ao desmatamento. O destaque foram as alternativas de controle com novas tecnologias para identificação, alertas e fiscalização para o desmatamento ilegal da Mata Atlântica. A intenção é realizar um workshop para que os estados possam mostrar suas tecnologias e para que possamos buscar o compartilhamento das melhores práticas”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.
Já nessa quinta-feira (24), foi realizada a reunião ordinária da Abema. “Foi uma reunião como sempre muito rica, com discussões técnicas de qualidade, com muita troca de experiências e sempre mostrando que é importante os estados se juntarem para ter mais força nos posicionamentos e conquistas. Destaco a reunião com a Secretaria de Aquicultura do Ministério do Meio Ambiente, que tem interesse de formalizar parcerias com a Abema”, ressaltou Fiuza.
O diretor-presidente do Iema destacou outro ponto de pauta da reunião: a Resolução Conama 491/2018, que trata dos Padrões de Qualidade do Ar. “O Espírito Santo, com outros estados, se posicionou pela necessidade da atualização e por um posicionamento da Abema frente ao que o Ministério do Meio Ambiente está propondo, que traz desafios que não são factíveis para todos os estados. O Espírito Santo está bem posicionado em relação a esse tema e às metas de qualidade do ar, mas é importante que a norma federal tenha a capacidade de absorver a realidade de todos os estados”, explicou.
Os gestores estaduais discutiram ainda a participação dos estados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) 28, que será realizada nos Emirados Árabes. Também foi reativado o Grupo de Trabalho sobre energia e firmada uma parceria de colaboração mútua com a Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (Abdem).
A programação segue nesta sexta-feira (25), com visitas técnicas a diversos empreendimentos que se destacam pelas práticas ambientais exitosas em suas áreas de atuação, como o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a fábrica da BMW.
Abema
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, a Abema, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.
A entidade reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema