21/07/2023 16h08 - Atualizado em 21/07/2023 16h10

Iema participa da 113ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou da 113ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada em Brasília, nessa quarta-feira (19). O evento reuniu secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o País.

Na ocasião, foram realizadas as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio 2023-2025. No encontro, foram debatidos temas como mitigação climática e biodiversidade.

“A reunião foi bastante produtiva, rica de discussões e sugestões. Trago como destaque o plano apresentado pela Câmara Técnica da Biodiversidade da Abema (CT BIO), que trouxe um plano de trabalho bem maduro, tanto no aspecto de montagem do plano nacional, com a participação de estados na elaboração, como também uma sugestão de elaboração de planos estaduais”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, que representou o órgão na reunião.

Na terça-feira (18), foi inaugurada ainda a nova sede da Abema, que passa a contar com uma estrutura mais ampla e adequada para acolher os gestores ambientais em reuniões, e serve como um escritório de apoio aos que estiverem na capital federal. Além do Iema, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), participou representada pelo secretário Felipe Rigoni.

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, representante dos órgãos estaduais de meio ambiente, que reúne 48 entidades, sendo 26 Secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações.

Os órgãos estaduais são responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de outros instrumentos, como o zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Assessoria de Comunicação do Iema

Karolina Gazoni