O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado entre os dias 21 e 25 de julho, em Manaus (AM). O evento teve como tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”, reunindo representantes de diversos países lusófonos para discutir questões relacionadas à justiça ambiental, emergência climática e educação ambiental.
Como contribuição ao congresso, o Iema apresentou o trabalho "Programa Capixaba de Fortalecimento das Políticas Públicas em Educação Ambiental", por meio da Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos Elzeni Santos Silva, da Gerência de Educação Ambiental. A apresentação destacou as ações promovidas no Espírito Santo em articulação com o LabEA/Ufes, voltadas ao apoio à implementação das políticas municipais de educação ambiental.
Além da participação na programação técnica, a comitiva do Iema acompanhou palestras e atividades do congresso, como o minicurso “Percepção sensível da floresta: novos rumos na Educação Ambiental e Saúde Planetária”. Estiveram presentes o técnico em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos da Gerência de Recursos Naturais, Anderson Luiz Kruger, e a analista do Executivo da Gerência de Educação Ambiental, Rosilene Vieira. Ambos representaram o Instituto na troca de conhecimentos e experiências com os participantes.
Para Anderson Luiz Kruger, o congresso representou uma oportunidade estratégica de aprendizado e articulação. “É superimportante o Iema estar presente nesses espaços para conhecer os avanços que outros estados e países têm adotado. Isso nos inspira e orienta a buscar avanços em prol de uma educação ambiental de qualidade”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES