Para otimizar o controle ambiental no Estado, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou o Sistema de Monitoramento de Parâmetros Ambientais do Espírito Santo (Simpa-ES). Desenvolvido ao longo do ano, o novo sistema foi apresentado aos servidores que atuam no licenciamento ambiental nestas segunda (18) e terça-feira (19).
O Simpa-ES permite que os empreendedores apresentem, de forma digital, os resultados dos parâmetros estabelecidos no plano de monitoramento contido nas condicionantes das licenças ambientais. Durante o lançamento, os servidores puderam conhecer as funcionalidades e benefícios do Simpa-ES. Por meio dele, os dados de monitoramento ambiental serão enviados remotamente pelos empreendimentos licenciados, possibilitando sua verificação e gerenciamento logo que apresentados, garantindo maior confiabilidade das informações.
“Lançar essa ferramenta, que nos ajuda no controle ambiental, é um marco. O Simpa-ES é fundamental para fazer fluir melhor o licenciamento, garantindo a a conservação ambiental. Certamente, é um sistema que nos impulsionará a dar um salto de qualidade no Iema”, destacou o diretor-presidente do órgão, Alaimar Fiuza.
O Simpa-ES foi foi fruto da uma condicionante da licença de operação da Vale, que contratou a empresa Water Service And Tecnologies (WST) para desenvolvimento. “Agradecemos a todos os servidores do Iema, além dos funcionários da Vale e da WST, que se empenharam no desenvolvimento do Simpa-ES, mostrando que o trabalho em conjunto traz sempre ótimos resultados”, disse o diretor-presidente do Iema.
A utilização conjunta do Simpa-ES e dos módulos de Acompanhamento de Condicionantes do licenciamento ambiental permitirá maior eficiência no controle ambiental e nas atividades licenciadas, além de uma divulgação mais transparente destes dados a todos os interessados.
“A próxima fase para a implantação do Simpa/ES será um piloto, com algumas empresas, para identificação da percepção do usuário quanto ao preenchimento das tabelas de cadastro, caracterização e resultados de pontos de monitoramento”, explicou a servidora do Iema, Ludimila Zotele Azeredo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES