Governo do Estado do Espírito Santo
15/06/2024 18h26

Iema destaca importância da APA Pedra do Elefante em palestra para estudantes de Nova Venécia

Para mostrar a importância da preservação aos estudantes do entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Pedra do Elefante, em Nova Venécia, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou uma palestra educativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Claudina Barbosa. Foram abordados temas cruciais para a conscientização ambiental e a preservação de ecossistemas.

“Durante a palestra, realizada nessa quarta-feira (12), destacamos as diferentes formas em que a Mata Atlântica se apresenta, como a mata de encosta, mata de tabuleiro, mangue e restinga. Também mostramos o quanto já foi desmatado e a importância das Unidades de Conservação (UCs)”, contou o gestor da APA Pedra do Elefante, Thales Lacerda.

Sobre as UCs, os alunos puderam conhecer um pouco das 17 Unidades de Conservação que estão sob a gestão do Iema, destacando-se as categorias de uso restrito e uso sustentável presentes no Estado. Thales Lacerda apresentou ainda a história da APA Pedra do Elefante, que criada em 2001. O afloramento rochoso que dá nome à área é um símbolo do município de Nova Venécia e foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 1984 pelo Conselho Estadual de Cultura.

A APA Pedra do Elefante se destaca pela presença expressiva de afloramentos rochosos de granitos, associados a ecossistemas de encosta, vegetação rupestre e fragmentos de Mata Atlântica. Entre as peculiaridades, destaca-se a gameleira (Ficus sp), uma árvore centenária com, aproximadamente, cinco metros de diâmetro, que atrai curiosos e fiéis devido à crença na aparição da Mãe Peregrina.

Além da importância biológica, a APA oferece grande potencial para atividades de geoturismo, agroturismo, ecoturismo e esportes de aventura. A região também abriga um valioso patrimônio histórico, com casarões do século XIX, enriquecendo ainda mais sua relevância cultural e turística. A Unidade de Conservação faz parte do Corredor Ecológico da Pedra do Elefante, abrigando espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, reforçando a necessidade de preservação e manejo sustentável da área.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard