27/09/2023 14h20

Iema debate melhorias de gestão sustentável no 2° Congresso Brasileiro de Trilhas

Para buscar melhorias de uma gestão sustentável, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Iema) participou do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas. O evento, que aconteceu na última semana, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, reuniu os órgãos ambientais estaduais do Brasil e do exterior. O Iema esteve presente representando o Espírito Santo.

O objetivo foi debater a importância das trilhas de longo curso como ferramenta de conservação. A programação contou com palestras do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Rede de Trilhas, de representante do Sistema de Áreas Protegidas da Argentina e de trilhas integradas de Goiás, o “Caminho Cora Coralina”, além de compartilhamento de experiências das Unidades de Conservação (UCs) municipais de Niterói (RJ).

Ainda como parte da pauta, aconteceu o 6º Encontro do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Na ocasião, foram discutidos temas sobre a criação de UCs e de Corredores Ecológicos; de Compensação Ambiental; Capacitação de Gestores de UCS; Sustentabilidade Financeira e Governança.

“Foi uma troca de experiências muito positiva, que contou com outros órgãos ambientais. A temática foi a implantação das trilhas longas que passam pelas UCs. Também foram discutidas governanças e sobre como fazer essas articulações para agregar o turismo de base comunitária, visando gerar emprego e renda, além de criar caminhos positivos e fazer o uso dessas áreas para divulgar a conservação”, disse a coordenadora de Gestão das Unidades de Conservação do Iema, Joseany Trarbach.

O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas é uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura de Niterói e da empresa de Laser e Turismo (NELTUR).

Texto: Elisangela Alves

Assessoria de Comunicação do Iema