Governo do Estado do Espírito Santo
03/08/2023 14h09 - Atualizado em 03/08/2023 14h28

Iema debate licenciamento ambiental durante Congresso Ambiental em São Paulo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), representado pelo diretor-presidente Alaimar Fiuza, mostrou o que tem sido feito para modernizar o licenciamento ambiental no Espírito Santo, durante o painel “Revisitando o Licenciamento Ambiental”. A apresentação do Instituto aconteceu nessa quarta-feira (02), durante o Congresso Ambiental VIEX, em São Paulo.

No painel, foram discutidas a modernização do licenciamento ambiental e a atualização de regras e procedimentos no âmbito federal e dos estados. Moderado pelo advogado Alexandre Sion, além de Alaimar Fiuza, participaram do painel gestores dos órgãos ambientais do Ceará, Bahia e São Paulo, e de empresas de consultoria ambiental.

Alaimar Fiuza explicou que no Iema o processo de modernização passa por três pilares: pessoas, processos e procedimentos, e inovação e tecnologia. “Na parte de pessoas, realizamos concurso público e estamos trabalhando na proposta de remuneração variável por desempenho e produtividade. Nos processos, entre as ações, implementamos a gestão por processos e os indicadores; revisamos normativas e atividades dispensadas, e estamos trabalhando em uma nova legislação de licenciamento ambiental”, destacou.

Já na parte de tecnologia, o Iema está investindo, incorporando e ampliando o uso de tecnologias. “Temos a carta de serviços, a infraestrutura de desktop virtual, drones, novos equipamentos de rede, servidores e armazenamento de dados. Também estamos implantando o sistema de licenciamento ambiental e fiscalização, além de um sistema de monitoramento de condicionantes”, ressaltou Fiuza.

Realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 03 de agosto, o Congresso Ambiental Viex reúne líderes empresariais, autoridades de governo, profissionais de meio ambiente e sustentabilidade, além de pesquisadores e demais especialistas que estão apresentando suas visões sobre as melhores práticas ambientais do setor industrial e o futuro da sustentabilidade alinhada com as políticas empresariais e públicas. 

Nesta sexta edição, o Congresso traz discussões sobre as políticas públicas de meio ambiente e mudanças climáticas. Debate também temas prioritários para o setor produtivo nacional, como presente e futuro das práticas ESG, novas regras para o licenciamento ambiental, melhores práticas ambientais das empresas e a conduta socioambiental das lideranças no Brasil. 

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard